Pedagogia

Proposta Pedagógica


Video: Projeto "Experientia"
em parceria com o SESC Campinas

A proposta pedagógica se dá em torno do trabalho vocal e corporal, em três momentos
diferenciados e complementares, onde os dois elementos são trabalhados em sinergia: o
treinamento e a preparação físico-psíquica, a criação do momento cênico e a voz no corpo.
As três fases do trabalho se complementam mutuamente.
não será proposta uma série de exercícios mais ou menos inteligentes para
estar mais ou menos em forma, mas sim uma disciplina de formação que trabalha sobre a
presença físico-psíquica do ator-bailarino, ou seja, sua cultura. Através do treinamento, o
ator-bailarino constrói sua cultura, a relação do indivíduo com o instrumento do seu
trabalho. Só que, no teatro, o instrumento é o próprio indivíduo. No treinamento físicopsíquico,
trabalhamos fundamentalmente para criar uma presença física orgânica, ou seja,
um corpo sem cisões com a mente e/ou com a emoção e/ou com a palavra.

Trabalhamos, portanto, os princípios do movimento em relação a si mesmo, com o espaço e
com os outros. Sobre os impulsos, improvisação e partitura física. Sobre a respiração, som e
texto, a voz falada e a voz cantada.
partimos dos mesmos princípios citados no treinamento para
construir breves momentos cênicos, baseados no estudo das ações físicas e a interação com a
palavra. O teatro, como a vida, é feito de uma seqüência de pequenas situações mais ou
menos complexas: de momentos. Quando estes momentos vêm concentrados, codificados,
formalizados através de técnicas teatrais, se obtém um momento cênico. Estes momentos são
materializados, criados pelo ator-bailarino; são seus momentos criativos, seu espaço, sua
autonomia.

Trabalha-se com a criação de momentos cênicos confrontados com os princípios do
treinamento somados aos outros níveis de atenção (espaço e outro).
Um trabalho minucioso que busca os estímulos e os impulsos que nos permitam agir
fisicamente. Tendo consciência e transformando-se, em conseqüência dos estímulos e dos
impulsos, é que o ator-bailarino será capaz de reproduzir organicamente, em suas
descobertas, suas ações e assim construir uma partitura física-psíquica: seu momento.

O texto é a voz e a voz é corpo. A proposta é trabalhar a voz como parte da
ação física, fazer com que a voz e a palavra dancem no corpo, dancem com o corpo em uma
unidade que organiza a presença do ator-bailarino em cena. O trabalho se inicia a partir de
um texto ou de uma música, sendo que o texto é a música que o intérprete executa, gerando
assim os impulsos que movem o corpo que ao mesmo tempo gera os impulsos que movem a
voz, que vibrando no corpo do ator-bailarino se materializa como ação teatral, como dança
e como música ao mesmo tempo.
A idéia é materializar todos os elementos da cena em uma vibração que invada o espaço,
que envolva o corpo e a sensibilidade tanto do intérprete como do público, superando o feito
teatral como representação, como forma que ilustra uma idéia para dar lugar a um evento
onde idéia e sensibilidade, intelecto e prazer estético recuperam sua unidade.

Video: "Oficina Extranjis" http://www.de-extranjis.blogspot.com/
(Prêmio Interações Estéticas-residências artísticas em Pontos de Cultura da FUNARTE)

Norberto Presta
Desde 1971 ator, diretor, pedagogo e escritor teatral ítalo-argentino, fundador do Centro di
Produzione Teatrale “Via Rosse” (Itália). Desde 1981, trabalha entre Europa e América
Latina. Escreveu, dirigiu e interpretou numerosos espetáculos, participando de festivais na
Itália, México, Argentina, República Tcheca, Brasil, Equador. Desenvolve intensa atividade
formativa, colaborando com grupos teatrais em vários países: Alemanha, Itália, Argentina,
Suíça, Espanha, Brasil. Em 2004, em qualidade de artista e pesquisador convidado pela
UNICAMP, Norberto Presta iniciou uma parceria com o grupo Lume Teatro que resultou na
direção do espetáculo do grupo: “O que seria de nós, sem as coisas que não existem”, cuja
estréia - em março de 2006 - o traz mais uma vez para o Brasil. Em 2007 estréia “Fuga!”, em
co-produção com Lume Teatro e realização do Núcleo Fuga, dentro de projeto de pesquisa
da UNICAMP.
Norberto Presta escreveu, dirigiu e atuou em dezenas de espetáculos, muitos dos quais
(Antigone, a Iliada, Das Haus, Sacco e Vanzetti, Ehe alles Legende Wird, O Predileto dos
Lepidópteros, Fragmentos de Vidas Divididas,etc.) o levaram a deparar-se com os temas da
guerra, dos conflitos e de suas consequências individuais e coletivas, relacionadas às
experiências da emigração forçada, da procura de entendimento, da busca de coerencia e
de respostas criativas.

Video: "Encontro em Mauá"
Uma produção do Teatro Xirê - http://www.teatroxire.com.br/

Como docente atuou nos seguintes encontro
s, festivais e escolas de teatro:
diretor do departamento de teatro da “Escuela de Arte de Buenos Aires”; docente para
mestres escolares na “Escuela Nacional de Maestros” (México); docente no projeto “Il teatro
va a Scuola”(Itália) para mestres escolares, coordenado por Marco Paolini; responsável pela
formação de ator do Centro Cultural “Kulturetage” (Oldenburg – Alemanha); dirigiu o curso
de teatro “Organicidad Actoral” (Goethe Institut de Mendoza/Arg); coordenou com Sabine
Uitz a “Civica Scuola Integrale di Teatro” em Este (Itália) e a Scuola Internationale di Teatro
(Vighizzolo d'Este/Italia); ministrou cursos no Teatro Universitário de Belo Horizonte (Brasil),
na Escola da federação italiana de artistas de rua (Certaldo/Italia), na Escola do Teatro dei
Naviganti (Messina), no Teatro Cooperativa (Brescia/Italia), no Incontro “Voci del mare”
(Lipari/Italia), no Festival “Bassa pressione”(Brescia/Italia), no Festival “La stanza dello
scirocco” (Messina/Italia), no Teatro Poquelin (Bahia Blanca/Argentina), no Salòn Cultural
Eibl (Eldorado/Argentina), no Festival de Teatro EM CENA (Joinville/Brasi), na Escuela de
teatro El Astrolabio (Buenos Aires/Argentina), no Cineorto (Belo Horizonte/Brasile,), no
Festival de Inverno (Diamantina/Brasil), no ECUM (Río de Janeiro/Brasil), na Comuna Baires
(Milão/Italia), na Faculdade Angel Vianna (Rio de Janeiro – Brasil), nas Jornadas Teórico
Práticas sobre teatro de grupo Septimo Fuego (Mar del Plata/Argentina), no Feverestival
(Campinas/Brasil), no Festival Palco Itália (BH/Brasil), na UniverCidade dentro do projeto
“Pensa Comigo” (Rio de Janeiro), no Festival Internacional de Londrina – FILO (PR/Brasil), no
Encontro Internaional do Teatro José de Alencar (Fortaleza/Brasil); dirigiu o Projeto
Experientia, em parceria com o SESC Campinas (Campinas/Brasil).

Nenhum comentário:

Postar um comentário